quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Palavra: matéria de encantamento e magia

Toda palavra é portadora de algo que carrega em sua semântica e diz, quando se escreve. Encerra a força do símbolo e aciona o pensamento de um modo tal que não tenho dúvida: a palavra é a maior invenção humana. Depois veio o número. É preciso pensar, antes, para enumerar.

Desculpem-me os matemáticos, mas a palavra é fundamental, tal qual a beleza na mulher para Vinícius.

Sem a palavra não temos um mundo possível em nossa dimensão humana. Nada aconteceria. Nada. Toda a possibilidade humana parte da palavra, seja oral ou escrita. A palavra opera, age e realiza. Não existiria concretização alguma se antes não houvesse a palavra em nosso mundo. Não a toa que a tradição judáica já escreveu em seu livro fundamental: No princípio era o verbo (...).

Fico, hoje, por aqui, com essa reflexão sobre a palavra. É possível reescrever o mundo, por pior que se apresente em nossa leitura.

Saudações, gente!

Abraços.

Ítalo Bruno

Um comentário:

Keli Braz disse...

Olá professor.
Refletindo sobre a palavra... precisamos dela até para pensar. Nosso pensamento é um emaranhado de palavras que se trnsformam em imagens, ações e até em sentimentos sem que nenhuma palavra precise ser pronunciada e nem mesmo escrita para que toda essa magia aconteça. Surreal!
Grande abraço de sua ex-aluna da Firp - Keli Braz Loro